quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Skinheads: monstros, sim ou não?


(...)Skinheads são seres pacíficos muito machos que vivem em um mundo cor de rosa e bonitinho onde todos se dão bem(...). Fonte: Desciclopédia.
Mas a graça acaba por aí.
O que não teve graça nenhuma, foi o fato que aconteceu no último domingo com a advogada brasileira grávida de gêmeos, Paula Oliveira de 26 anos.
Ela foi atacada por três skinheads neonazistas que a espancaram e retalharam seu corpo com um estilete, escrevendo as siglas SVP - Scheiz Volks Partei que significa Partido do Povo Suiço.
Ela estava com três meses de gravidez e trabalhava em Zurique, tamanha foi a violência cometida, que Paula acabou abortando as duas meninas que esperava.(http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=brasileira-torturada-na-suica-aborta-gemeos&cod_Post=160714&a=575)
Qual o motivo de tal desumanidade?
Quem são os skinheads?

O estereótipo clássico dos integrantes do movimento skinhead.

Skinheads é uma subcultura juvenil que possui tanto aspecto musical como também estético e comportamental. Os skinheads se originaram na década de 1960, no Reino Unido, constituído em sua maioria por brancos e negros (imigrantes jamaicanos), reunidos pela música (ska, reggae, rude boys, etc.).

(...)

A cultura skinheads da década de 60 ficou famosa por promover confrontos nos estádios de futebol (confronto entre as torcidas dos times rivais, conhecido na Inglaterra como hooliganismo) e por alguns skins demonstrarem animosidade para com os paquistaneses e asiáticos. Mesmo tendo apatia por essas duas culturas, os skins dessa época eram contra os grupos neonazistas e não aceitavam o racismo contra negros, já que muitos desses skins eram descendentes de negros.


A “segunda geração” de skinheads surgiu no final da década de 1970, essa mesclou a cultura do “espírito de 69” à cultura punk, mas na década de 1980, a cultura skinhead sofreu grandes mudanças, a principal delas foi a fragmentação da cultura em diversos submovimentos, pois nesse período, com a infiltração da política dentro da cultura skin, integrantes do movimento passaram a promover o racismo contra negros, a xenofobia, a homofobia e a cultivar as ideologias neonazistas. (...)


http://www.brasilescola.com/sociologia/skinheads.htm

No site acima ainda há uma entrevista com um integrante do grupo chamado Caio, é interessante ler sempre os dois lados da história.

Não podemos concordar com as atitudes de determinado grupo em que envolva violência e desrespeito a vida de qualquer outra pessoa, mas conhecer como começou é o primeiro passo para também sermos mais tolerantes. Pelo menos se não concordamos com suas atitudes, sabemos o porque.

Podemos dizer que hoje em dia há mais skinheads que aderem à violência e discriminação ou não? Há skinheads bonzinhos e pais de família decentes como diz o Caio na entrevista?

Entrem no site, formem opiniões e não as calem.


Carpe Diem

6 comentários:

Unknown disse...

No caso da advogada, nem se discute, mas tb não concordo com a filosofia deles.

Anônimo disse...

é tudo invenção da mídia
que inverte os valores dizendo que skinhead é nazista!
skinhead é uma coisa, neo-nazi é outra, é por isso que chamamos eles de boneheads. Skinhead é anti-racismo e apolitico, como poderia ser nazista?

Anônimo disse...

Bom, duas coisas a comentar:
primeiro: já foi confirmado que o caso da advogada foi uma armação, o que achei um absurdo. Não defendo eles, mas creio que eles tenham algum argumento coerente(ou não) por menor que seja.
Segundo: bom, sim, no início, sim, os skinheads não eram ligados ao nazismo.. mas como em qualquer grupo, ou "tribo", muitos valores mudam, tanto quanto a estética e tudo mais...
Um livro que recomendo sobre o assunto é "Diário de um Skinhead" de Antonio Sallas, aonde esse jornalista entra como infiltrado durante um ano num grupo de skins, e conta como foi sua experiência.. fala da história dos skinsheads de forma mais detalhada.. pelo que li até agora do livro, ele é ótimo :)

Anônimo disse...

Ridiculo isso!
Existe skins e neo-nazistas!
Tanto que se voce olhar na wikipedia sobre skinheads vai tem um skin dizendo "Como podemos ser nazistas se nossos pais enfrentaram os nazistas na guerra?..."
Skinhead é contra tudo isso!

Muito Franca disse...

Hai minha Santa Peronha, estou indignada viu, aonde o mundo vai parar? Estava prcurando uma imagem para postar algo parecido, aqui no meu cantinho... beijos

Anônimo disse...

http://friends.rambler.ru/reteajope@rambler.ru http://friends.rambler.ru/fesbatije@rambler.ru
teen ebony thumbs free teen beastiality videos