sexta-feira, 3 de abril de 2009

Filme Janela da Alma

Especialmente para Kátia, que sempre indica filmes lindos em seu blog
http://katiaemanexo.blogspot.com.br/
Kátia, tenho certeza que você vai gostar!

Resumo:

Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo.
O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade ­ se é que ela é a mesma para todos.
http://www.interfilmes.com/filme_13649_Janela.da.Alma-(Janela.da.Alma).html


Opinião Pessoal:

Pra mim foi extremamente emocionante, não sei explicar. Só soube sentir.
Gostei de todas as cenas e todas me tocaram de uma maneira diferente, sou admiradora do Hermeto Paschoal, e fiquei conhecendo toda a sensibilidade dele.

Conheci uma filha admirável de um pai ainda mais admirável, ela que demonstrou todo o seu orgulho pelo pai vereador cego.

Marjut Rimminen, uma diretora de animação muito conceituada que deu seu depoimento sobre seu trauma e as lições que aprendeu com ele.

Durante uma cena muito sensual, onde a proximidade da câmera a pele nos transmite toda a beleza de cada pêlo, cada póro... a insinuação do toque quando se reconhece cada detalhe de quem se ama, foi essa a sensualidade que senti ao ver essa cena, mas de repente descubro que tudo foi a filmagem de uma cineasta em filmar o marido por medo de perdê-lo, seis meses depois ele faleceu.

Muitos depoimentos divertidos e comoventes, sem serem pedantes.

Assistam com novos olhares.
Um filme pra ser lembrado pra vida inteira!

Beijos
Carpe Diem

3 comentários:

Eduardo Myr disse...

oie!
Adorei seu comentário e saber o quanto vc curte minhas pequenas coisas.mas viu,saiba que no curso,ali não há ninguém mais profissional que o outro,e sim apenas pessoas com conceitos diferentes de execução nas criações.
O seu toy arte por exemplo foi muito legal,pq vc identificou bem a marca e associou ela em conjunto da arte do toy.(sem contar q o estudo metodologico q fizeram tá de CONGRATULATIONS,RSRSRS)Vocês se aplicaram muito na execução,merecem boas notas,se eu fosse o professor.

Já sobre o seu portfólio,é só dizer o q pensa em fazer q te ajudo.
eu tenho um digital:
http://www.eduardomyr.carbonmade.com
veja lá o q acha e depois a gente tc mais.

Katia Mota disse...

Baixando.....rs.... e provavelmente vc marcou um Bingo..........
depois te conto.... obrigadinha.... bjs

Weberson Santiago disse...

Olá, Verinha. Tudo bem? Vi seu comentário lá no blog. Fico feliz que você tenha gostado das ilustrações. Vamos nos falando. Forte abraço!