quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Exercícios de Kegel


Não é nada fácil ser mulher nos dias de hoje... Aliás, nunca foi fácil.
Se antigamente éramos submissas e podadas em nossa criatividade e individualidade, atualmente temos que conviver com a cobrança de sermos tão capazes socialmente e profissionalmente quanto os homens e com todas as obrigações consideradas femininas, e essenciais para a família.
E na hora do sexo? O que fazemos?
À noite, depois de tantas obrigações, já estamos cansadas e bronqueadas com nossos parceiros, afinal depois de tudo eles estão ali, com a espada em riste, querendo batalha!
Sexo para nós mulheres, não começa só com o beijinho na orelha e vem cá meu bem! Tem que começar pela manhã, sem cobranças do parceiro, com muita atenção e brincadeira, temos que tirar umas horas para nós mesmas (pelo menos um dia por semana), de vez em quando sair da rotina e ir pra um lugar que aumente o clima, sem o medo da criançada interromper bem na melhor hora.
Agora, o problema pode ser também físico, afinal nós mulheres somos explosões de hormônios, temos nossos altos e baixos que precisam ser observados.
Após o parto (normal ou cesária), os baixos níveis de estrogênio tornam as paredes vaginais mais finas, mais secas e mais facilmente irritáveis, para isso existem os chamados exercícios de Kegel, que podem ajudar a recuperação do tônus muscular e no aumento da sensibilidade sexual.
Arnold Kegel foi um ginecologista alemão que propôs em 1950 esta série de exercícios com o objetivo de fortalecer a musculatura perineal e prevenir as incontinências urinárias, evitando cirurgia reparadora para levantamento de bexiga e estreitamento da vagina. As pacientes do Dr. Kegel, ao realizarem os exercícios, além destas vantagens, passaram a melhorar sexualmente, e ao fazê-los durante o ato, obtiveram maior satisfação dos parceiros.
Os exercícios de Kegel promovem o fortalecimento da musculatura do períneo, aumentam a irrigação vascular e a percepção das sensações vaginais, aumentando a excitabilidade e a chance de atingir o orgasmo.
Kegel propôs 4 tipos de exercícios:


  1. Exercícios de contração. Amplamente divulgados, devendo ser iniciados durante a micção. A mulher deve a interromper a urina, bruscamente, 2 a 3 vezes até que esvazie toda a bexiga. A partir daí, pode-se prosseguir o treinamento em qualquer lugar e a qualquer hora. Isto fará com que a se perceba uma agradável sensação, principalmente quando estiver envolvendo o pênis. Além disto, o prazer do parceiro é muito maior.

  2. Exercícios de palpitação ou tremulação. Neste exercício há necessidade de muito treino.Consiste em relaxar e contrair os músculos do períneo o mais rápido possível.

  3. Exercício de sucção. Consiste em inspirar fundo e procurar contrair a musculatura perivaginal como se estivesse sugando de fora para dentro, sem contrair os músculos abdominais. Com a prática, passa-se a perceber todo o pênis dentro da vagina.

  4. Exercícios de expulsão. Respira-se regularmente e tenta-se empurrar algo para fora da vagina. Estes exercícios devem ser iniciados em pequeno número com o aumento progressivo da freqüência para que não provoquem desconforto.

É possível treinar as fantasias sexuais durante os exercícios. Aliando-se fantasias e exercícios de Kegel pode-se aumentar a excitação sexual da mulher, ajudando a atingir o orgasmo. Podem ser feitos por todas as mulheres, tanto para prevenir incontinência urinária e flacidez perineal após partos, quanto para aumentar o prazer sexual do casal, pois aumenta a percepção da vagina .


Duvido que ao ler, você mulher, não praticou (ou pelo menos tentou), algum dos exercícios de Kegel.


Carpe Diem

Nenhum comentário: