sábado, 12 de abril de 2008

AHIMSA

Demorei a postar, mas hoje resolvi ensinar algo que aprendi de muito bonito. Navegando na web hoje, resolvi que queria saber mais sobre a filosofia hindu.
Encontrei um belo site chamado amor cósmico nele fiquei conhecendo um pouco mais sobre essa religião que eu prefiro encarar como filosofia de amor universal.
Visitem com novos olhares:
Ahimsa

Ahimsa trata-se de uma ação, um conceito prático, "um novo/velho" olhar de importancia à vida.
Ahimsa é uma palavra em sânscrito, trata-se de uma filosofia hinduísta. Do ponto de vista etimológico a palavra Ahimsa deriva da raíz sâncrita hims- que significa ‘prejudicar’, ‘matar’, mais o prefixo 'a', que é a negação, o que lhe dá o significado de - ‘não prejudicar’, ‘não matar’...
Mahatma Gandhi (1869-1948) é considerado o maior mestre do Hinduísmo moderno. Ele foi o maior divulgador do conceito da Ahimsa, ou seja, do princípio da não-violência. Gandhi apregoava a importância do homem exercer perfeito controle sobre si mesmo. Por sua conduta e coragem em defender seu ideal de mundo é idolatrado na Índia como mentor espiritual.
Essa ação tem a intenção de preservar e respeitar todos os seres do universo (animais, vegetais, minerais, etc) a partir de uma postura de só entrar em contato com esses seres para troca simbiótica (favorecendo os agentes envolvidos) de amor e paz. Assim, Ahimsa significa não entrar em contato em vão, não manter relações à toa com os seres, mas sempre com o objetivo de receber e proporcionar amor cósmico.
Nossa!!!
Me deu vontade de assistir "Hair"!
Amem todas as formas de vida...
e Carpe Diem.

Um comentário:

Katia em anexo disse...

Verinha... amei esse post, sabe que tem muito a ver comigo, tanto em filosofia de vida, filosofia alimentar e etc....
Qto a Hair, vi para baixar em algum lugar esses dias... se eu achar te passo. Então vi Hair quando tinha 5 anos, e foi uma das lembranças mais vívidas da minha infancia... depois de adulta voltei a assistir, tah aí um filme que meus filhos irão assistir com certeza, mas deixa eles crescerem um pouquinho, que o conceito de amor livre é muito para cabecinhas deles e do pai deles tb. Outro é a lista de Schindler acho importante que eles conheçam também o outro lado do ser humano. O lado animal e ignorante para dar valor ao conceito de vida que passo para eles hoje...